22 de junho de 2010

Atividades do curso de basquetebol - ETI

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
3 - Nome da atividade: ESTOURAR A BEXIGA
Conceito: Adaptação da atividade de estourar a bexiga com os fundamentos do basquetebol.
Descrição detalhada: A atividade é realizada com os alunos driblando, com uma bexiga presa entra as pernas, na meia quadra. A meta é estourar a bexiga de outro aluno e não deixar estourarem a sua.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Bexigas;
- Bolas de basquetebol;
- Palitos de dente.
Montagem: Alunos espalhados na metade da quadra de basquetebol.
Funcionamento: Os alunos devem se deslocar na metade da quadra, driblando a bola de basquetebol, com a bexiga presa entre suas pernas e com um palito de dente na mão tentando estourar a bexiga de outro aluno. Quem estiver sem bexiga ficará de fora da brincadeira. Até sobrar apenas um.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Os olhos dos alunos vendados.

4 - Nome da atividade: RECOLHER A TOALHA
Conceito:
Adaptação da atividade de corrida de colher com os fundamentos do basquetebol.
Descrição detalhada: A atividade é realizada com os alunos driblando, com uma toalha presa na cintura, na meia quadra. A meta é recolher a toalha do outro aluno e não deixar recolherem a sua.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Toalhas;
- Bolas de basquetebol;
Montagem: Alunos espalhados na metade da quadra de basquetebol.
Funcionamento: Os alunos devem se deslocar na metade da quadra, driblando a bola de basquetebol, com a toalha presa na cintura, tentando recolher a toalha do outro aluno. Quem estiver sem toalha ficará de fora da brincadeira. Até sobrar apenas um.
Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Os olhos dos alunos vendados.

5 - Nome da atividade: CORRENTE COM BOLA
Conceito:
Jogo do tipo "pega-pega", realizado em quadras poliesportivas ou outros espaços abertos adaptados.
Descrição detalhada: Um participante será escolhido para ser o pegador, enquanto os outros ficarão dispostos pelo espaço. Os alunos estarão cada um com uma bola, devendo driblar para se deslocar na quadra. O pegador deve tocar nos participantes que estiverem com a bola, que o auxiliarão para pegar o restante dos participantes. Cada um que for tocado deve dar a mão aos outros, e somente as extremidades poderão tocar nos que ainda estão livres.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- um animador para coordenar a atividade;
- uma quadra poliesportiva ou espaço que permita a movimentação.
Montagem: Convida-se o grupo e explica-se a atividade.
Funcionamento: Após a escolha do pegador, os outros participantes deverão "fugir" dele. Se forem tocados (se estiverem de posse da bola), deverão auxiliá-lo dando as mãos ao pegador. Somente as extremidades poderão pegar os participantes que ainda estão livres. Estes poderão passar por baixo das mãos dos que estarão na corrente, mas deverão tentar fugir das extremidades.
Possibilidades de utilização: Pode ser realizada em quadras poliesportivas, ou em grandes espaços que possibilitem a movimentação. O público-alvo deve ter capacidade para movimentação, principalmente para correr.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Se o jogo tiver um grande número de participantes, poderão ser colocados dois pegadores, bem com ser formadas duas correntes.

6 - Nome da atividade: ELIMINA UM
Conceito: Jogo adaptado do fundamento de arremesso.
Descrição detalhada: Os participantes formam duas colunas com o mesmo número de alunos cada grupo de frente para uma cesta de basquetebol, separados 3 metros do aro.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Bolas de basquetebol;
- uma quadra poliesportiva.
Montagem: Duas colunas em frente ao aro.
Funcionamento: Ao sinal do professor, o primeiro de cada coluna realiza um arremesso, tentando converter uma cesta, se errar deve tentar acertar a cesta, antes que a outra bola arremessada caia na cesta. Quem acertar primeiro elimina o outro. A bola deve ser passada para o próximo da coluna.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Aumento ou diminuição do espaço para o arremesso.

7 - Nome da atividade: MENOS BOLA
Conceito:
Jogo adaptado do fundamento de passe.
Descrição detalhada: Os participantes formam duas equipes colocadas alternadamente, em cada lado da quadra.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Bolas de basquetebol;
- Uma quadra poliesportiva.
Montagem: Duas colunas de equipes dispostas alternadamente.
Funcionamento: As equipes têm de passar a bola para o companheiro seguinte, colocado na fila da frente de maneira que a equipe terá de levar as bolas até a área demarcada da equipe adversária. Após um tempo, verifica-se qual equipe tem menos bolas em sua área. Será a vencedora.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.

8 - Nome da atividade: BOLICHE
Conceito:
Jogo adaptado do fundamento de passe.
Descrição detalhada: São colocados sobre a linha de fundo de cada equipe vários cones (garrafas pet).
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Bolas de basquetebol;
- Uma quadra poliesportiva;
- Cones ou garrafas pet.
Montagem: Duas equipes na linha de fundo.
Funcionamento: Os alunos deverão conduzir a bola até o meio da quadra e fazer um passe aos cones; os alunos da equipe que está defendendo, colocados na direção da linha da linha dos três pontos, não poderão utilizar o pé para defender. Cada cone (ou garrafas pets) acertado vale um ponto. Após uma equipe ter passado, será a vez da equipe adversária.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: A formação dos cones pode ser em círculo. E a equipe adversária pode utilizar os lados da quadra.

9 - Nome da atividade: CORRIDA DO POLVO
Conceito: Jogo adaptado para uma corrida com o controle da bola.
Descrição detalhada: Os alunos são divididos em grupos de quatro alunos, um de costas para o outro tronco flexionado para frente e braços entrelaçados. Com uma bola de basquetebol entre eles.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Bolas de basquetebol;
- Uma quadra poliesportiva.
Montagem: Formam-se vários grupos de quatro alunos.
Funcionamento: Ao sinal do professor deverão se deslocar até um ponto determinado. Vence quem ir e voltar primeiro, sem deixar a bola cair no percurso.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Percorrer determinado percurso.