3 de junho de 2009

Controle da carga de treinamento

O controle da carga de treinamento compreende a quantificação do treinamento (podemos definir também como trabalho muscular) realizado ou que venha a ser realizado.
O professor Antônio Carlos Gomes em seu livro Treinamento desportivo (2002), define carga de treinamento como o resultado da relação entre volume total de trabalho e a qualidade de trabalho, ou seja, a intensidade.

A carga é diferenciada em:
- carga externa - trata-se da quantidade de trabalho desenvolvido;
- carga interna - trata-se do efeito que propricia no organismo;
- carga psicológica - trata-se de como isto é visto psicológicamente pelo atleta.
Uma explicação interessante sobre a variação da carga o Professor Gomes ainda afirma que no desporto, objetiva-se o desenvolvimento máximo das capacidades do desportista. Isso será relacionado ao incremento máximo das cargas de treinamento e de competição, à complexidade das tarefas executadas no processo de preparação desportiva e à superação das crescentes dificuldades.
O conceito de carga compreende, em primeiro lugar, a medida fisiológica do organismo provocado, evidentemente, por um trabalho muscular específico, que, no organismo, se expressa na forma de reações funcionais de uma certa intensidade e duração.
Esta é a 5ª semana de treinamento, dentro do período preparatório, sendo a fase básica.
Ao observar a tabela e o gráfico, verifica-se o volume relativo em minutos da cada capacidade física, técnica e tática de uma equipe de futebol profissional. Demostra também o tempo distríbuido para cada qualidade e seu percentual dentro do microciclo.
O próximo gráfico desmonstra os percentuais dos valores relativos em minutos, ao longo da semana. Observa-se que o treino físico teve um percetual de 53,5% do trabalho realizado. O treino técnico teve 19,4%, tático 19,6% e jogos foi 7,6% do trabalho realizado.
Na verdade a quantificação do trabalho realizado e a ser realizado favorece o desenvolvimento físico, técnico e tático, contribuindo o alcance do alto rendimento dos atletas.