8 de fevereiro de 2012

Força muscular no futebol


A força muscular é uma das principais capacidades físicas do ser humano, sendo utilizada em diversas tarefas do cotidiano de todos nós. Utilizamos a força muscular para nos mantermos em equilíbrio, seja parado, ou em movimento.
O interessante é que na questão do movimento do corpo humano a força muscular ganha um aspecto importante pois ela estabelece relações com o esporte, sobretudo o de alto rendimento onde o atleta, com maior aptidão de força muscular certamente deverá ter vantagens aos demais adversários.
Entretanto, no esporte de alto rendimento a força muscular, ou em outras palavras, a capacidade do músculo em gerar força, em seus diversos tipos de manifestações (força máxima, resistência de força, e força explosiva) é considerada em muitos esportes com um fator preponderante. Esportes coletivos são os que demonstram a necessidade de se aplicar com qualidade a capacidade de força.
Entre os esportes coletivos podemos citar o futebol que com o passar do tempo, vem se transformando cada vez mais. A evolução das regras muito tem contribuído para o aumento da aplicação da força em momentos específicos e especiais do jogo, onde os atletas necessitam manifestar com muita qualidade a força explosiva, já que podemos observar durante uma partida diversos movimentos curtos e intensos, com arranques, paradas bruscas, mudanças de direção em alta velocidade, sobretudo em saltos. 
O futebol é uma modalidade intermitente, alternando momentos cíclicos e acíclicos com solicitações de várias de fontes energéticas. A força explosiva, a velocidade de deslocamento, e a agilidade são capacidades físicas importantes para o desempenho físico de um futebolista.
As atividades realizadas em alta intensidade ocorrem em distâncias inferiores a 30 metros, chegando a 96% das atividades (Chamari et al., 2004). Para Willians e Little (2005) as ações de alta velocidade contribuem com 11% do total da distância, e que de fato se constitui em momentos cruciais do jogo.

Moreno, Iwamoto, e Arruda (2008) observam que a força explosiva é de grande importância no futebol, pois está associada diretamente ao desempenho no futebol. A manifestação da força explosiva é fundamental durante as múltiplas acelerações, mudanças “bruscas” de direção com e sem a bola, e crucial para uma melhor impulsão vertical para cabecear com maior eficácia
Interessante salientar que a força explosiva ou qualquer manifestação da força muscular, sem a colaboração de outras capacidades físicas, como por exemplo, a coordenação motora, se tornaria uma ação simples, e que no futebol atual não se permite mais. Sabemos o quanto é necessário o desenvolvimento harmonioso de TODAS as capacidades físicas que interferem no jogo, e não podemos abandonar uma determinada capacidade em prol de outra. Porém o que se vê atualmente é que os movimentos realizados em jogos, estão cada vez mais intensos. O que nos indica que o atleta que estiver melhor preparado, na questão da força muscular, e mais especificamente a força explosiva, estará mais capacitado a suportar as cargas das competições dos treinamentos.
No próximo artigo falaremos sobre a força muscular no futebol em diferentes períodos do treinamento.
Por favor comentem o artigo.


Até o próximo.

Grande abraço e sucesso.