2 de junho de 2009

Seleção de talentos

Considera-se talento esportivo o individuo que, por meio de suas condições herdadas e adquiridas, possui aptidão especial para o desempenho esportivo acima da população em geral. (Carl, 1998; citado por Silva, 2006).
Sob o termo “talento esportivo” deve-se entender o conjunto de condições básica da criança e do jovem para o desenvolvimento do desempenho esportivo. O nível de desempenho e suas possibilidades de desenvolvimento são determinados pela situação e pelo processo de treinamento (Weineck, 1999).

Existem diversos métodos para o incentivo a talentos:
Deixar crescer – este modo de incentivo é natural, cujo contato das pessoas com a modalidade é realizado de forma natural, determinado pelo ambiente. – Exemplo: Skate; ou mesmo o futebol.
Redução do grau de liberdade – metodologia utilizada pelo bloco oriental, que defende que um treinamento deve ser iniciado o mais cedo possível e com carga máxima de estimulação possível.
Multiplicidade internacional – neste caso tenta-se atingir o desempenho a partir de uma formação múltipla em direção a uma especialização; de uma forma geral para uma específica.
A perspectiva da “temática do treinamento” pode ser expressa no fato de que o desempenho final, e não no desempenho inicial (juvenil), tem o significado máximo no contexto do reconhecimento de um talento. “A relação entre ambos os desempenhos – final e inicial – é freqüentemente menor do que se supõe” (Joch, 1992 apud Weineck, 1999).

Fatores que influenciam a procura de talentos:
- Requisitos antropométricos – tamanho do corpo, peso, proporções;
- Características físicas – resistência aeróbia e anaeróbia, força dinâmica e estática, velocidade da ação-reação, flexibilidade;
- Requisitos técnico-motores – velocidade de equilíbrio, percepção espaço-temporal e rítmica, etc;
- Capacidade de aprendizagem – capacidade de compreensão, observação e análise.
- Prontidão para o desempenho – prontidão para o esforço, disciplina, aplicação ao treinamento, tolerância a frustrações;
- Capacidade cognitiva – concentração, inteligência motora, criatividade, tática;
- Fatores afetivos – estabilidade psíquica, prontidão para competições, severidade e capacidade de controle do estresse durante as competições.
- Fatores sociais – capacidade de assumir um papel/função dentro do trabalho em equipe, capacidade de trabalho em equipe.