22 de junho de 2010

Atividades do curso de basquetebol - ETI

JOGOS ADAPTADOS
10 - Nome da atividade: ALUNO NO ARCO
Conceito: Jogo adaptado do fundamento de passe.
Descrição detalhada: Os participantes formam duas equipes colocadas na quadra de basquetebol.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Bolas de basquetebol;
- Arcos;
- Uma quadra poliesportiva.
Montagem: Duas equipes dispostas na quadra. Seis arcos dispostos do lado de fora da quadra.
Funcionamento: As equipes têm que se movimentar e passar a bola para os companheiros que estão nos arcos do outro lado da quadra. Quem chegar a dez pontos primeiro vence.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Apenas um arco de cada lado.

11 - Nome da atividade: BASQUETEBOL-FUTSAL
Conceito: Jogo adaptado do fundamento do basquetebol e do futsal.
Descrição detalhada: Os participantes formam duas equipes colocadas na quadra de basquetebol.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Bola de basquetebol;
- Bola de futsal;
- Uma quadra poliesportiva.
Montagem: Duas equipes dispostas na quadra.
Funcionamento: As equipes têm que se movimentar. Jogando simultaneamente, uma partida de basquetebol e futsal. Cada esporte com a sua regra.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Trocar por outra modalidade.

12 - Nome da atividade: PETECABALL
Conceito: Jogo adaptado dos fundamentos do basquetebol.
Descrição detalhada: Os participantes formam duas equipes dispostas em cada metade da quadra de basquetebol.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Bola de basquetebol;
- Peteca;
- Uma quadra poliesportiva.
Montagem: Duas equipes dispostas em cada metade da quadra de basquetebol.
Funcionamento: O jogo tem início com troca de passes entre a equipe com uma peteca, até próximo a cesta, onde eles deverão encestar a peteca. A equipe que marcar 10 pontos primeiro vencerá o jogo.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Apenas uma peteca para as duas equipes, simulando um jogo.

13 - Nome da atividade: JOGO DE JORNAL
Conceito: Jogo adaptado para basquetebol.
Descrição detalhada: Os participantes formam duas equipes dispostas na quadra de basquetebol.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos):
- Bola de basquetebol;
- Jornal;
- Uma quadra poliesportiva.
Montagem: Duas equipes dispostas na quadra de basquetebol.
Funcionamento: Os alunos deverão jogar uma partida de basquetebol, tendo um jornal apoiado no corpo (os alunos só poderão participar da jogada se o jornal estiver em contato com o corpo, não podendo segurar com as mãos).
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): Quadra de basquetebol ou ambiente similar.
Possibilidades (necessidades) de adaptação:

14 - Nome da atividade: SABONETEBALL
Conceito:
Adaptação do jogo de handebol para o basquetebol
Descrição detalhada: O jogo é realizado entre duas equipes, e a meta é fazer mais cestas num tempo determinado. A bola é substituída por um sabonete e as cestas por baldes (ou bacias) cheios de água.
Recursos necessário (instalações, materiais, humanos):
- um sabonete;
- dois baldes (ou bacias) cheios de água;
- coletes de duas cores para dividir as equipes;
- cal ou material similar para delimitar o campo;
- um apito;
- um animador.
Montagem: O animador delimita a área do jogo. Os baldes (ou bacias) são colocados nos extremos do campo delimitado, e ao redor deles é feito um grande círculo com cal. As equipes são divididas e colocam os coletes. As regras podem ser construídas com os alunos.
Funcionamento: Antes do início da partida e sempre que uma cesta é feita, todos os jogadores, dos dois times, devem molhar bem as mãos na água. Os jogadores não podem dar mais de dois passos com o sabonete em mãos, devendo passá-lo para no mínimo três pessoas antes de fazer a cesta. Ninguém pode entrar no círculo delimitado por cal. Quando o sabonete cai no chão, sua posse vai para a outra equipe. Vence quem fizer o maior número de cestas.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes, etc.): de preferência em quadras de cimento, pois cada vez que o sabonete cai na grama ele fica menos escorregadio.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: o tamanho da área do jogo deve variar de acordo com o número de pessoas que estão jogando.