22 de junho de 2010

Escola de Tempo Integral - ETI




Curso de basquetebol para a Escola de Tempo Integral - ETI

Características do Basquetebol
Podemos dizer que nos dias de hoje o basquetebol é um dos esportes mais praticados em todo o mundo e isto acontece, muito provavelmente, pelas várias qualidades que lhe são atribuídas, ou seja:

  • Proporciona grande alegria e motivação aos praticantes;
  • Desenvolve diversas capacidades, tanto de ordem motora com ordem cognitiva e afetiva;
  • Pode ser praticado tanto competitiva quanto recreativamente;
  • Recreativamente pode ser praticado por pessoas de quase todas as idades e de diferentes sexos;
  • Pode ser jogados (recreativamente) tanto em locais abertos quanto fechados; e
  • Atualmente vem sendo muito praticado em ruas ou em praças (street basketball) através de jogos em duplas ou em trios, e até mesmo em praias (com montagem de quadras na areia).
Aspectos didáticos do programa
Tem por objetivo no auxílio da escolha de caminhos, alternativas, maneiras de agir e de orientar na aprendizagem motora, cognitiva e afetiva.

Métodos de ensino no aprendizado do basquetebol

Métodos de ensino são os procedimentos que adotamos ao ensinarmos determinadas tarefas.
Método global - consiste em aprender o conteúdo do basquetebol no seu contexto total. Ao ensinarmos os fundamentos do basquetebol aos alunos, estaremos, na maioria dos casos, adotando o método global como por exemplo: o manejo do corpo; o manejo da bola; os dribles alto e baixo e os passes.
Método do todo-parte-todo - consiste na realização na sua forma global (inicialmente) sem correções, depois trabalhadas seqüêncialmente dá mais simples para a mais complexa, até chegar ao fundamento na forma global novamente. No basquetebol usamos nos seguintes fundamentos: alguns dribles com mudança de direção, arremessos simples, jump, bandeja e o rebote.

Divisão da aula de basquetebol
PARTE INICIAL - deve se observar: relação volume x intensidade; seus objetivos são - aumentar a temperatura muscular e a irrigação sangüínea localizada; aumentar a condução do oxigênio para os músculos, tornando-os mais elásticos; preparar o sistema nervoso para a sobrecarga de exercícios.Com duração de 10 a 15% do tempo total da aula. Realizado de forma ativa:
  • podendo utilizar exercícios generalizados e/ou especializados;
  • de forma lúdica;
  • proporcionando sociabilização de todos os envolvidos.


PARTE PRINCIPAL - seus objetivos são:
  • desenvolvimento dos aspectos ôrganicos, motores, cognitivos e afetivos dos alunos;
  • ensino e prática dos elementos fundamentais do basquetebol (parte técnica e parte tática do jogo).
Com duração de 70 a 80% do tempo total da aula. A aula sendo composta de:
  • exercícios gerais e/ou especializados;
  • sistemas táticos;
  • jogos adaptados; e
  • jogos propriamente ditos.
PARTE FINAL - jogos calmantes ou atividades de relaxamento, parte da aula destinada a "acalmar", fisiologicamente e psicologicamente os alunos.Com duração de 10 a 15% do tempo total da aula.