25 de abril de 2009

Iniciação esportiva na infância e adolescência

...continuação III.


Avaliações I: antropometria
Diferentes aspectos são apresentados para justificar o conhecimento das características corporais. Em jovens, a investigação de índices, componentes ou estrutura corporal pode estar associada à saúde, performance, seleção ou previsão de sucesso esportivo (Silva, 2006).
O mesmo autor afirma que as curvas percentílicas de estatura para a idade, peso para a idade, estatura para o peso propostas pelo NCHS (Hamill et al., 1979) ou por Marques et al. (1982) sugerem um crescimento esperado (normal). Entretanto, nas curvas em função da idade, tal acompanhamento, principalmente durante a puberdade, deveria levar em consideração a idade biológica do indivíduo, em vez da idade cronológica. Para tanto, é necessário conhecer formas de determinação e interpretação da idade biológica (idade óssea e características sexuais secundárias).
Segue o exemplo de curvas percentílicas de peso e estatura na modalidade de basquetebol (Dados do autor). Jovens atletas do sexo masculino, com idades de 12 anos em 2003 até aos 15 anos em 2006.