...continuação.
Características do treinamento I
Filin (1996) afirma que o sucesso do treinamento pode ser garantido com base em determinada estrutura, que traz consigo uma ordem de estabilidade relativa na união dos componentes durante o processo de treinamento, em sucessão geral e em correlação recíproca. O mesmo autor ainda salienta que a prática desportiva com os atletas jovens deve ser estruturada de acordo com as normas gerais da estruturação das aulas (sessões) de educação física.
A direção do treino, seu objetivo, meios e métodos, dimensão e caráter das cargas devem ser determinadas nos planos semanais de treinamento. A duração do treino na escola desportiva depende do ano de ensino, tipo de desporto, idade, qualificação do atleta e objetivo do treinamento. O tempo de prática do treino planifica-se em dependência das condições do treinamento, do regime de estudo e descanso do atleta.
A principal característica que se deve observar é da:
Preparação prévia desportiva (preliminar) - Os treinos são de forma geral, através de exercícios por meios múltiplos. Desenvolver a capacidade de trabalho do jovem atleta por meio da preparação física geral e multilateral. Nesta etapa Fillin, (1996) afirma que a grande ênfase deve ser dada ao ensino da técnica da realização dos exercícios físicos.
Crescimento e Maturação
Conceito:
Crescimento – refere-se a mudanças quantitativas que provocam o aumento


Fases sensíveis
Na idade infantil e na adolescência devem-se observar as condições favoráveis para o desenvolvimento de todas as qualidades físicas, através de uma ação racional, pedagógica e sistemática (Filin, 1996), em relação à sistemática do treinamento o conteúdo e a estrutura do treino sofrem grandes variações (Matveev, 1997), de acordo com as particularidades da idade e com a lógica do aperfeiçoamento desportivo.
Para Gomes (2002) as particularidades das faixas etárias do amadurecimento de diferentes sistemas funcionais refletem-se na eficiência do ensino da técnica das ações motoras e no aperfeiçoamento das capacidades físicas. Definir os limites etários dos períodos sensíveis, orientando-se apenas pela idade cronológica, é bastante difícil, e por isso, recomenda-se levar em conta também à idade biológica.
Para Gomes (2002) as particularidades das faixas etárias do amadurecimento de diferentes sistemas funcionais refletem-se na eficiência do ensino da técnica das ações motoras e no aperfeiçoamento das capacidades físicas. Definir os limites etários dos períodos sensíveis, orientando-se apenas pela idade cronológica, é bastante difícil, e por isso, recomenda-se levar em conta também à idade biológica.
Diversas capacidades motoras atingem o desenvolvimento máximo em diferentes idades, dependendo dos ritmos de amadurecimento dos sistemas funcionais que asseguram sua manifestação.
Contínua na próxima semana... até lá.